Amigô:
Cardápio digital

Visão Geral

Problema


Os Proprietários de estabelecimentos comerciais sentem falta de uma plataforma personalizável para oferecer seus produtos no delivery e dentro da loja.

Solução


Desenvolver uma plataforma completa, tanto para os proprietários de lojas gerenciarem as vendas dos seus produtos, quanto para o cliente final que faz o pedido via delivery ou dentro do estabelecimento.

Minha função


Brand design e Designer UI/UX.

Escopo


Projeto a ser entregue para o cliente no prazo de 90 dias.

Principais características

Dashboard

O gestor do estabelecimento poderá visualizar a performance das vendas, sobretudo os produtos mais pedidos através de um painel claro e de fácil navegação.

Cardápio personalizável

Por saber da importância sobre o destaque da marca no mercado, o cliente poderá personalizar seu cardápio com os elementos da identidade visual da loja.

Gestão dos produtos

Os produtos serão visualizados em forma de painéis e organizados com uma arquitetura hierárquica consistente.

CRM

É imprescindível o engajamento da loja com o cliente, visto isso, a plataforma contará com um sistema CRM próprio, com a possibilidade de auxiliar nas campanhas de marketing e criar programas para fidelizar os clientes.

Gestão dos pedidos

Todo o processo dos pedidos serão gerenciados de ponta a ponta, como em uma esteira de produção, desde o recebimento até a entrega para o cliente.

Análise competitiva (Benchmarking)

Para ter uma noção dos pontos fortes e fracos do mercado, baixei os aplicativos das empresas que são referência no mercado atual.

Ifood

Forças

  • Líder de mercado no Brasil
  • Crescimento surpreendente
  • Grande abrangência
  • Presença de marca

Fraquezas

  • Alto custo
  • Dependência de ranqueamento
  • Pouca força no mercado informal
  • Focado no mercado de alimentação

Goomer

Forças

  • Baixo custo
  • Possibilidade de testar sem custo nenhum
  • Serviço personalizado

Fraquezas

  • Baixa infra estrutura
  • Cultura mal trabalhada na empresa
  • Desconhecimento do mercado
  • Interface pouco amigável

Anota AI

Forças

  • Serviço automatizado no WhatsApp por IA
  • Integração com Ifood e outros
  • Grande abrangência
  • Sem taxa sobre os pedidos

Fraquezas

  • Alto custo
  • Dependência do WhatsApp
  • Problemas suporte no delivery por ser integrado com sistemas de logística
  • Inconsistências do Chatbot

Personas

Usando insights das minhas pesquisas e utilização das plataformas existentes no mercado, criei duas personas que refletiam minha base de usuários alvo de ambas as pontas, a loja e o cliente.

Mapa de Funcionalidades

Após a etapa de pesquisa e benchmarking, fiz o levantamento das principais funcionalidades da plataforma com um formato de fluxograma, possibilitando a visualização macro das aplicações e auxiliando na mensuração do esforço para o desenvolvimento.

Jornada do usuário

Após definir as funcionalidades da plataforma, fiz o mapeamento do fluxo de jornada do usuário, apresentando os caminhos e definindo as telas que deverão ser desenvolvidas.

Design da interface

Primeiro acesso, cadastro da loja

Com o propósito de proporcionar ao usuário uma experiência mais fluida e consistente, sugeri que o cadastro da loja fosse feito passo a passo, com as informações essenciais em cada tela.

Cardápio digital, primeiro acesso do cliente

Para reduzir ao máximo os pontos de fricção na apresentação da loja ao cliente, decidimos deixar o usuário à vontade para navegar pelo cardápio desde o primeiro acesso:

  • O Usuário acessa o cardápio pela primeira vez
  • Navega por todo o ambiente da loja
  • Escolhe os produtos que deseja
  • Confere os itens e clica em fazer o pedido
  • Segue para o cadastro e confirma o envio do pedido à loja

Protótipos

Após desenhar os esboços, apresentar os wireframes e definir o layout com o cliente, segui para os protótipos navegáveis, em alta fidelidade, para iniciar os testes de usabilidade.

Plataforma de gestão da loja


Cardápio digital


Branding design

Com total atenção aos detalhes, o design da marca foi desenvolvido em parceria com uma graphic designer da equipe e validado com o cliente em poucas rodadas, o processo foi gratificante e o resultado foi altamente satisfatório.

Reflexão

Este projeto se destacou como um grande desafio devido à sua complexidade e à necessidade de atenção minuciosa a cada detalhe. A exigência de equilibrar e atender simultaneamente as demandas de ambos os lados do negócio exigiu não apenas uma visão estratégica, mas também uma capacidade analítica apurada para compreender e solucionar diferentes necessidades. Essa experiência se revelou extremamente enriquecedora para o meu crescimento profissional.

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