Comexia:
Assistente inteligente COMEX

Visão Geral

Problema


Muitas das empresas e parceiros da área de Comércio Exterior tem dúvidas sobre os processos de importação e exportação, criação de conteúdos de prospecção e outros elementos do mercado de COMEX.

Solução


Desenvolver uma Assistente Virtual Inteligente (utilizando IA - API do Chat GPT) treinada com a base de conhecimentos em COMEX para auxiliar, com agilidade e precisão, as empresas e parceiros na resolução de dúvidas, otimização de processos, criação de conteúdos de prospecção, roteiros de vendas e rotinas de novos negócios.

Minha função


Designer UI/UX.

Escopo


Projeto desenvolvido em parceria com um time multidisciplinar no prazo de 60 dias.

Principais características

AVI: Assistente Virtual Inteligente

Organizados por tópicos, os usuários da plataforma poderão consultar e criar conteúdos sobre diversos assuntos relacionados ao universo do Comércio Exterior.

Guias

Com o objetivo de orientar as empresas e parceiros de negócio, elaboramos guias com informações detalhadas sobre os processos de COMEX.

Biblioteca de modelos

Para agilizar os processos, criamos uma biblioteca com os modelos de documentação relacionados aos negócios.

Criação de conteúdos

Auxiliar na criação de conteúdos consistentes para o negócio foi o ponto chave da aplicação. Além da assistente virtual, criamos um guia passo a passo para orientar o usuário a extrair o máximo de desempenho da AVI.

Personas

Com base nos insights obtidos a partir das minhas pesquisas e nas rodadas de brainstorm do nosso time, desenvolvemos duas personas que representam os perfis dos meus principais usuários: o parceiro e o cliente.

Mapa mental do conteúdo

Todo o conteúdo foi cuidadosamente elaborado em colaboração com especialistas em COMEX. Como resultado, criamos um mapa mental que utilizamos para organizar os tópicos e apresentar de forma clara aos stakeholders.

Jornada do usuário

Após as sessões de brainstorm com a equipe de produto, convocamos a equipe de desenvolvimento para se juntar a nós e mapear detalhadamente a jornada do usuário.

Protótipos

Após desenhar os esboços, apresentar os wireframes e definir o layout com o cliente, segui para os protótipos navegáveis, em alta fidelidade, para iniciar os testes de usabilidade.

Reflexão

Trabalhar em um produto com o qual eu não tinha conhecimento nenhum sobre a área foi um grande desafio. Foram necessárias horas de pesquisa para mergulhar no universo do comércio exterior e compreender melhor seus processos. Colaborar com um time altamente dedicado foi fundamental para o desenvolvimento do produto, além de ser uma experiência enriquecedora para o meu crescimento profissional.

Mais projetos

Amigô: Cardápio digital

Ver projeto

Gsx: O universo da premiação digital

Ver projeto